Trabalho antedimento básico
Belo Horizonte, 06 de junho de 2014.
Universidade FUMEC - FCH
UARLEI PEREIRA DE OLIVEIRA
Professora:
Sandra Maria Oliveira.
Introdução:
Sabe-se que os acidentes com animais peçonhentos ainda é um grande problema na saúde, é considerado o segundo maior causa de atendimento nos centros de controle de intoxicações, a maioria acontece nas épocas quentes e chuvosas. Existem diversos tipos de animais peçonhentos como serpentes e escorpiões, no caso das serpentes o mais comum é composto por várias espécies do gênero Bothrops, conhecida popularmente como Jararaca, Jararacuçu, Urutu-Cruzeiro, etc.
Tendo em vista os meus artigos que na maioria se tratava de acidentes com animais peçonhentos montei um quadro explicativo, onde contém os tipos diferentes de acidentes com cobras e escorpião, seguindo dos sintomas e primeiros socorros.
Acidente
Sinais e sintomas
Condutas de primeiros socorros
Acidentes por escorpião
Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns da picada de escorpião. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. Geralmente, as crianças ficam inquietas e apresentam movimentos descoordenados.
Recomenda-se fazer compressas mornas e analgésicos para alívio da dor até chegar a um serviço de saúde para as medidas necessárias e avaliar a necessidade ou não de soro.
Acidente elapídico (causado por coral verdadeira)
No local da picada não se observa alteração importante; as manifestações do envenenamento caracterizam-se por visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento.
Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
Hidrate a vítima com goles de água;
Eleve o local afetado;
Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo;
NÃO SE PODE FAZER;
Corte ou fure o local da picada;
Não faça torniquete.