Trabalho Anatomia Mãos e Pés
HISTOLOGIA
MÃOS E PÉS
NOME:: EDIANA MARQUES DA SILVA OLIVEIRA
PROFESSORA:: Kelly Sthel
Quais instrumentos devem ser esterilizados e quais não devem ser?
Alicates, curetas, espátulas, tesouras e palitos de inox.
Lixas de unha, lixas de pés, lixas polidoras e bastões de laranjeiras.
MICOSES
A micose de unha é uma infecção causada por fungos que atinge as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar homens e mulheres de todas as idades, porém a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e, pouco freqüente, em crianças.
São fatores predisponentes ao desenvolvimento da micose de unha: clima quente e úmido, histórico familiar, aumento da idade, traumas nas unhas, diabetes, entre outros.
A incidência é maior nos pés, devido ao ambiente ser mais úmido e quente, decorrente de uso freqüente de sapatos, crescimento mais lento das unhas dos pés do que das mãos, possibilidade de traumas causados por calçados apertados ou pisões, por exemplo.
A micose de unha não é apenas uma questão estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.
Algumas complicações que podem aparecer se a micose de unha não for devidamente tratada:
- Dor e desconforto ao andar e calçar os sapatos;
- Reaparecimento de micoses na pele do pé (como o pé-de-atleta, "frieiras"), após já terem sido tratadas;
- Aparecimento de infecções bacterianas;
- Contágio de outras pessoas.
O que são fungos?
De uma forma geral, podemos dizer que há espécies diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.
Existem mais de 230 mil espécies de fungos, mas apenas 100 causam micose. Como eles