agenda 21
Anatomia em grego ANA em (partes) e TOMIA (cortar), isto é, cortar as estruturas em partes. É o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e a organização dos seres vivos, tanto externos quanto internos.
Devido às necessidades modernas, a anatomia foi se desenvolvendo para cumprir as novas informações que as ciências afins necessitavam. Desse desenvolvimento foram surgindo outros ramos, como a anatomia de imagens (imaginologia), anatomia comparada, anatomia embriologica de forma que adotamos um novo conceito em anatomia.
Modernamente dizem que anatomia é a ciência responsável pelo estudo das estruturas do corpo humano. Esse estudo pode ser macroscópico, ou seja, estudo das estruturas maiores ou estudo microscópico, ou seja, estruturas bem pequenas do corpo, essa anatomia microscópica é aquela que examina estruturas que só podem ser reconhecidas através de um microscópio, também denominada por vezes, de histologia.
A anatomia macroscópica tradicional examina as estruturas corporais por região, tais como cabeça, pescoço, tórax, abdome, pelve e membros.
A proposta deste trabalho é dividir o estudo da anatomia macroscópica através de seus diversos sistemas funcionais ou orgânicos, aliando o conhecimento das estruturas á uma noção básica de suas funções.
Normalmente, quem inicia o estudo da anatomia já obteve noções sobre as origens e as características dos seres vivos, em cursos de ciências e biologia, contudo, nunca é demais relembrar alguns rápidos conceitos, a fim de padronizar os termos de estudo.
Além de uma rápida passagem pelas matérias de morfologia, embriologia e histologia, veremos os sistemas tegumentar, articular, esquelético, muscular, cárdio-circulatório, hematológico, linfático, respiratório, digestório, urinário, genital feminino e masculino, endócrino, nervoso e sensorial.
2 Definições:
2.1 Morfologia: ciência que estuda a forma área biológica, estudo e descrição de forma exterior de animais e