trabalho anatomia aparelho locomotor
Sistema Ósseo:
01 – Osteoblasto é a céula que se chama óssea jovem e da origem ao osteócito que é a célula óssea madura, a outra célula óssea é o osteoblasto que tem como função a reparação do tecido ósseo morto.
02 – Parte orgânica (30%) – Osteína; parte inorgânica (70%) – fosfato, cálvcio magnésio, potássio, sódio. O colágeno oferece resistência a torção e alongamento. Os sais dão resistência a compressão e esmagamento.
03 – Tecido compacto e esponjoso, medula óssea vermelha e medula óssea amarela, tecido fiboroso e tecido cartilaginoso:
> compacto e esponjoso: dureza e leveza respectivamente.
> medula ossea vermelha e amarela: produção de células sanguíneas, produção de energia respectivamente.
> Tecido fibroso: períosteo e endosteo(revestimento)
> Tecido cartilaginoso: (cartilagem articular e apefirária)
04 – é a formação do tecido. As formas desse processo ocorrem de forma direta e indireta.
> Direta: - Ossificação intramembranacea - Ossificação Mesenquimal
> Indireta: - Ossificação intracartilagínea - Ossificação endocondrial
05 – Pressão, hormônios, nutrição, circulação, inervação; A pressão pode enfraquecer ou fortalecer os ossos através de forças gravitacionais(peso do corpo) e forças funcionais(ação muscular). Os hormônios agem no fortalecimento com o hipófise, tireóide, paratireóide, gônadas. A nutrição é responsável por dar força ao osso; a circulação age transportando os nutrientes para o osso. A inervação age dando resistência aos ossos mais utilizados.
06 – As características dos ossos são a dureza composta por componentes inorgânicos que é a capacidade do osso de resistir a impactos. A elasticidade é composta por componentes orgânicos que é a resistência a torção. A resistência composta por componentes orgânicos e inorgânicos que é a capacidade de resistir a estiramentos e quebras. A platiscidade é a capacidade de remodelação e reparação do osso.
07 –