Trabalho ANAREDE
CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
DISCIPLINA DE LINHAS DE TRANSMISSÃO
Prof. Mariana Resener
Trabalho Grau B
Jonathan Chaves
Tiago Nunes Soares
São Leopoldo, Junho de 2014. Questão: Uma linha de transmissão trifásica de 500kV (tensão de linha) com 400 km, opera em 60 Hz e possui os seguintes parâmetros elétricos:
A) Determine o circuito π-equivalente da LT.
Figura 1 – Circuito 𝝅 Equivalente da LT
B) Considerando a tensão no terminal transmissor (S) igual a 500kV, determine a tensão no terminal remoto (R) quando a LT estiver a vazio e explique o resultado. Verifique o resultado no Anarede.
Como a LT está a vazio, IR = 0, logo:
Figura 2 – Simulação do resultado da questão B no ANAREDE.
C) Admitindo que, em operação a vazio, a tensão no receptor deva ser mantida igual à tensão no terminal transmissor (500 kV), determine a compensação reativa necessária para que isso ocorra. Verifique o resultado no Anarede.
Como IR = 0, logo:
Figura 3 – Simulação do resultado da questão C no ANAREDE
D) Considere agora que a linha alimenta uma carga de 510 MVA com fator de potência de 0,89 indutivo. Considerando uma tensão no terminal S igual a 500 kV (1 pu), utilizando o Anarede verifique a tensão no terminal da carga.
Para um FP = 0,89 indutivo:
Figura 4 – Simulação do resultado da questão D no ANAREDE.
E) Dadas as condições no item D, determine a compensação reativa (banco de capacitor) necessária para que a tensão no terminal da carga seja igual à tensão no terminal S (500 kV, 1pu).
Verifique o resultado no Anarede.
Obs.: Utilize as equações do fluxo de potência na LT para determinar o ângulo de potência e a potência reativa no terminal R, considerando .
Figura 5 – Simulação do resultado da questão E no ANAREDE