Trabalho Amanda
Rochas Sedimentares : Argilito e Calcário
Campo Largo
2015
Rochas sedimentares, o que é isso?
Forma-se apartir de mundanças em outras rochas. Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar: Tudo isso vai,aos poucos , fragmentando as rochas em grãos minerais, pouco a pouco ,ao longo milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de interperismo.
Os fragmentos de rocha são transportados pelo vento ou pela água da chuva até os rios, que por sua vez, os levam para o fundo de lagos e oceanos. Lá os fragmentos vão se depositando em camadas. É assim que se formam, por exemplo, terrenos cobertos de areia, como as praias.
Esses fragmentos ou sedimentos acumulando ao longo do tempo. As camadas de cima pressão sobre as camadas debaixo compactando-as. Essa pressão acaba por agrupar e cimentar os fragmentos e endurece a massa formada. É assim que surgem as rochas sedimentares.
Dois exemplos dessas rochas são:
Agilito e Calcário
Os argilitos são rochas sedimentares luteranas (granulação de argila, menor que 0,004 mm) maciças e compactas, sendo compostas por argilas litificadas, ou seja, argilas compactadas e exibindo orientação dos minerais foliados. São rochas sedimentares, de granulação finíssima, poucos mícrons e por isso untuosa ao tato. É uma das rochas sedimentares mais abundantes, o que lhe dá grande importância geológica; no entanto, por serem de granulação tão fina e tão difíceis de estudar, estão entre as menos compreendidas. Possuem de cor de cinza até preta, amarela, verde ou avermelhada. Os principais constituintes destas rochas são os minerais argilosos, que são silicatos hidratados de alumínio.A presença de argila, seja