“A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS NA RECUPERAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS E DEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS”
807 palavras
4 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
ALUNA IVONETE PÍCCOLO CURZEL
“A IMPORTÂNCIA DAS REDES SOCIAIS NA RECUPERAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS E DEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS”
CAMPO GRANDE
2015
A rede é um conceito chave em qualquer programa moderno de prevenção e tratamento, pois permite a instrumentação orgânica dos recursos educativos, institucionais, de bairro, sanitários públicos e privados com a finalidade de proteger as populações não afetadas pelo consumo de drogas lícitas e ilícitas e ao mesmo tempo reduzir o consumo nas populações afetadas e brindar-lhes uma ajuda terapêutica estruturado. A rede parte de um principio essencial: a complementação e organização dos recursos.
O plano preventivo deve incorporar à vida laboral como um elemento fundamental. A cultura do trabalho tem especificamente no álcool e a droga seu maior inimigo; isto dá lugar aos jovens aposentados por incapacidade, faltas no trabalho (a media de falta de um trabalhador não adito é de 10 dias por ano, enquanto que a de um adito é de quaro vezes mais), numero maior de acidentes de trabalho, transtornos familiares (principalmente com os filhos), violência, etc. Utiliza a educação como técnica de prevenção no sentido de desenvolver ou fortalecer a capacidade de autodefesas psicológicas dos indivíduos e grupos diante do risco das enfermidades psicosociais.
É a série de métodos, meios e técnicas dirigidas a obter a amplia e ativa participação dos membros da comunidade para atuar em beneficio de sua própria saúde, da sua família e a comunidade, envolvendo-se desde a detenção de seus problemas (diagnóstico) e seleção de suas prioridades, até a execução e avaliação das atividades e programas que conduzem a um grau mais alto de saúde e de prevenção.
A adolescência