Trabalho Alline
Capacidades motoras são pressupostos dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial se evidenciem. Têm como características serem determinadas geneticamente; desenvolvem-se através de treinamento e são elementos essenciais para capacidade motora.
São classificadas em dois domínios : Condicionais e Coordenativas.
Condicionais – são as capacidades determinadas pelos processos energéticos e metabólicos – obtenção e transformação da energia. Possui carácter quantitativo. Exemplos : Resistência, Força, Velocidade, Flexibilidade.
Coordenativas – são essencialmente determinadas pelos processos de organização, controle e regulação do movimento. Possui carácter qualitativo. Exemplos: Equilíbrio, Orientação, Reação e Ritmo.
Trataremos a seguir das capacidades condicionais (força, resistência, velocidade e flexibilidade)
FORÇA
Força : É a tensão que um músculo ou grupo muscular pode gerar em um padrão específico de movimento em uma determinada velocidade.
Força Máxima : Representa a maior força disponível, que o sistema neuromuscular pode mobilizar através de uma contração máxima voluntária.
Força máxima estática: é a maior força que o sistema neuromuscular pode realizar por contração voluntária, contra uma resistência insuperável.
Força máxima dinâmica: é a maior força que o sistema neuromuscular pode realizar por contração voluntária no desenvolvimento do movimento.
Queda de braço
Força Rápida : É a capacidade do sistema neuromuscular de movimentar o corpo ou parte dele (braços, pernas) ou ainda objetos com uma velocidade máxima.
Saltos horizontais
Resistência de Força : Capacidade do organismo a resistir à fadiga, em caso de performance de força de longa duração.