GO II
Gestão Organizacional II
1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.
Aqueles contrários à privatização da CVRD afirmam que a mesma foi feita sem levar em conta o valor potencial das reservas de ferro em possessão da companhia na época, apenas o valor de sua infraestrutura. Logo, a privatização da Vale foi executada de maneira irregular e a empresa foi vendida sem ter sido corretamente avaliada, que o Brasil abriu mão de sua soberania sobre reservas do estratégico minério de ferro - que durariam séculos - e que o assunto não foi democraticamente discutido com a população. Porém, os favoráveis à privatização defendem que o fato de que não cabe ao Estado exercer atividades econômicas–deve-se considerar também o contexto político, histórico e econômico mundial, o qual sofria fortes influências liberalistas. A favor da desestatização estão fatores como: tentativa de evitar falhas frequentes em empresas estatais, tais como: casos de corrupção, de empreguismo, de burocracia excessiva e de ineficiência. E, além disso, possibilitar melhoras na gestão da empresa.
2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz , Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
Segundo Robert Kratz, todo administrador deve ter três tipos básicos de habilidades necessárias para seu desempenho, sendo elas: habilidades conceituais, humanas e técnicas. Um exemplo de demonstração das habilidades conceituais de Agnelli foi a venda de negócios não relacionados ao setor de mineração, isso porque acreditava que siderurgia e os demais ramos da empresa tinham prioridades distintas ao setor de mineração, ou seja, nessa situação Agnelli coordenou e integrou os interesses da CVRD e analisou a situação da empresa como um todo, tomando uma decisão