TRABALHO Adriana Lazer I E II Significados
OBJETIVO
O estudo em questão procura explicar de maneira esclarecedora e bastante sucinta a definição de lazer e suas implicações no cotidiano das pessoas.
ALUNO: ALEXANDRE RIBEIRO DE CARVALHO
Síntese para avaliação na disciplina de Recreação e Lazer do curso de Educação Física, turno: noturno, da Universidade Salgado de Oliveira, ministrada pela professora Adriana Barros.
SIGNIFICADO DO LAZER I
É comum e bem massificado pelos meios de comunicação, e já intrínseco nos indivíduos de uma sociedade, a percepção de que o lazer se restringe única e exclusivamente às atividades de recreação, como se o universo do sentido da palavra fosse somente esse.
Por essa errônea ideia de associá-la somente a esse propósito, acaba-se tendo uma visão deturpada do seu significado, o que torna seu entendimento ainda mais conflituoso. Quando se atrela o nome ‘lazer’ a esfera do Esporte, Cultura, Turismo, não apenas mascara a sua real importância e finalidade, como também ajudar a disseminar a falsa compreensão que muitos têm sobre ela; simplesmente por renegá-la a segundo plano.
Não basta apenas classificar tal atividade como de lazer sem que alguns aspectos não sejam levados em consideração, sendo o tempo – para alguns, compreendendo qualquer um, livre ou disponível, para se dedicar ao descanso/recreação, quer seja nos âmbitos familiar, social ou religioso –, e a atitude fundamentais para isso.
É crítico entender também a relação entre o lazer e seus valores: relaxamento, diversão, entretenimento, recreação. Não há questionamento algum que todos os descritos são possibilidades reais de qualquer atividade que se proponha ao lazer. É importante atrelar a isso uma questão que para muitos passa despercebido: a do desenvolvimento pessoal e social que o lazer dá oportunidade. Quando compreendido sob esse prisma, e não apenas por aspectos recreativos e lúdicos, possibilita contato, interação com