TRABALHO ADMINISTRA O DE PRODU O II ERP
Os sistemas ERP, nasceram da evolução das técnicas utilizadas, da evolução dos sistemas de informação e dos melhoramentos das técnicas de gestão. O aparecimento concreto do ERP foi na década de 90, mas as outras evoluções anteriores são posteriores à década de 60.
Com a necessidade de reduzir os níveis de estoque, surgiram os sistemas de MRP (Material Requirements Planning) que ofereciam uma visão integrada dos bens, baseada no inventário disponível e nos períodos de reabastecimento. Nos anos 80, o MRP evoluiu para MRP-II (Manufacturing Resource Planning), que tinha como base, além dos bens, recursos essenciais à produção, tais como mão-de-obra, máquinas e outros.
Aperfeiçoando e evoluindo mais ainda a solução, foi criado o ERP (Enterprise Resource Planning) que permitia a gestão da manufatura, o ERP permitiu também controlar toda a empresa, da produção às finanças, integrando e sincronizando todos os departamentos, através desta evolução, hoje é possível documentar e contabilizar todos os processos da empresa, gerando uma base de dados única, sem as redundâncias encontradas nos sistemas anteriores com as informações chegam de maneira mais clara, segura e imediata, o que proporciona um controle maior de todo o negócio, e, principalmente, de seus pontos vulneráveis: custos, controle fiscal e estoques.
Com a utilização do ERP é possível interligar as mais diversas áreas, desde a gestão de projetos, recursos humanos, marketing e vendas, distribuição, estoques, finanças, faturação, entre outros. Conseguindo satisfazer as necessidades das empresas a todos os níveis.
2. PROGRAMA MESTRE DE PRODUÇÃO
É um programa gerado a partir da desagregação do planejamento agregado de produção, ou seja, significa que o plano agregado de uma dada família de produtos é transformado em um PMP para cada um dos itens que compõe esta família. É o plano periódico especificando a quantidade e o momento em que a empresa planejar produzir cada um dos itens finais. O PMP