Trabalho Do Filme Rela O
Nome:Amanda Meiriño Rodrigues
Nome:Jéssica Braga de Paula
Cultura Escolar, Família e Comunidade
São Paulo
2015
Relação dos filmes “Entre os Muros da Escola” e “Pro dia Nascer Feliz”
Tanto o Filme Entre os Muros da Escola quanto o documentário Pro dia Nascer Feliz relatam o cotidiano da escola com bases em suas diferenças sociais, culturais e econômicas e a difícil relação entre o professor e o aluno.
O filme entre os muros da escola mostra uma classe multicultural, formada por filhos de imigrantes de diversas etnias que veem a cultura clássica francesa como algo inacessível e distante.
O documentário Pro dia Nascer Feliz, apresenta várias escolas com níveis sociais diferentes de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo mostrando as diferenças entre elas e ao mesmo tempo suas semelhanças.
A parte que mais chamou a atenção foi na parte final do documentário em que uma aluna mata sua colega a facadas por ter sido expulsa da festa da mesma, relatando que achou que a colega ia morrer logo mas que ela demorou alguns minutos e que ela é de menor por isso não da em nada pra ela.
Podemos então perceber nas escolas a violência, desestimulo por parte de professores e alunos, falta de compromisso dos alunos com os estudos e com o futuro, o desafio dos educadores em conseguir uma educação que gere bons resultados, a forma como os alunos de escolas que vivem numa condição social melhor se sentem distantes de outras realidades. Porem pode-se perceber em todos os contextos, a busca de um sonho, o empenho, alunos que se destacam e que em algumas escolas tem seu potencial desacreditado, não sendo reconhecidos por seus educadores, chegando mesmo ao ponto de terem a autoria de atividades feitas por esses alunos posta em duvida como é o caso da menina que escrevia poemas e os professores não acreditavam que ela era a autora. Podemos então perceber semelhanças com o filme Entre os Muros da Escola, que mostra o dia a dia de uma