Trabalho de Sociologia - Emirados Árabes Unidos
Você pensa que o país EAU é apenas um lugar com uma vasta economia? Ele é com certeza um país muito rico em relação a dinheiro, mas, também é um pais muito rico em cultura.
Na atualidade, algumas culturas do Oriente Médio estão muito mal vistas, pois se trata de uma região com instabilidade social, porém, uma trégua foi feita durante o século XIX entre o Reino Unido e vários xeques árabes. Que resultou nos EAU. Ao total, encontramos sete emirados que compõem o pais, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain,Ras al-Khaimah, Fujairah e a capital e segunda maior cidade dos EAU Abu Dhabi. Com essa trégua, pudemos entender melhor os costumes e tradições da região dos EAU.
Sobre a arquitetura antiga, as casa foram construídas com coral e gesso, tinham seus cômodos voltados para um pátio central no qual geralmente encontrávamos uma árvore plantada que servia não apenas como elemento paisagístico, mas também como importante fator para o conforto térmico numa época em que não existia ar condicionado. As casas possuíam torres bem abertas que tinham como principal função resfriar o interior das casas promovendo a circulação do ar pela diferença da densidade entre o ar quente e o ar frio. Durante a construção dessas torres, os moradores utilizavam o auxilio de tabuas de madeira para a conclusão da obra, e que no final dela não foram retirados, e hoje é uma marca da arquitetura árabe antiga. Atualmente a arquitetura no EAU é muito evoluída, por conta do petróleo encontrado nessa região.
Sobre as mulheres, temos alguns hábitos bem diferentes que podemos observar nessa região. Por exemplo, a questão das mulheres andarem atrás de seus maridos é mais uma questão cultural. Antigamente o homem ia caminhando na frente para ir “limpando” o terreno (a fim de detectar cobras e escorpiões) para a mulher passar. O costume acabou sendo incorporado e permanece até hoje. Em países mais fechados,