Unidade 3 e 4
O método de análise de Karl Marx e a concepção materialista da história
Nesta unidade, conheceremos o clássico da sociologia alemã: Karl Marx. Veremos suas ideias, que revolucionaram sociedades e deixaram marcas até os dias atuais. Suas ideias e seus princípios contribuíram para uma nova concepção de sociedade a partir de sua teoria do materialismo histórico, no qual nos aprofundaremos ao longo do conteúdo desta unidade.
Objetivos específicos da unidade
- Conhecer um pouco mais sobre Karl Marx.
- Explicar as concepções e contribuições de Karl Marx para a sociedade.
- Apresentar o legado de Karl Marx.
Conectando ao assunto
Unidade 3
Estimule seu conhecimento prévio refletindo sobre as questões abaixo:
1) Como Karl Marx contribuiu para a sociologia?
2) Quais os principais conceitos de Karl Marx utilizados na sociologia?
3) Qual a aplicação prática dos conceitos introduzidos por Karl Marx?
Apreendendo
O legado de Karl Marx
A ideia central do conjunto de sua obra é a relação de desigualdade existente entre os proprietários (chamaremos de “capitalistas”) e os não proprietários (chamaremos de “trabalhadores”). Segundo Marx:
“No processo de trabalho que é simultaneamente processo capitalista de produção, os meios de produção empregam o operário, de tal sorte que o trabalho só aparece como um meio graças ao qual determinada quantidade de valor, ou seja, determinada massa de trabalho objetivado, suga trabalho vivo para se conservar e incrementar. O processo de trabalho aparece assim como processo de autovalorização (por intermédio do trabalho vivo) do trabalho objetivado”. (MARX, 2004, p. 75)
Karl Marx entendia que existia um conflito entre a classe dos capitalistas e a dos trabalhadores. Ele aponta a propriedade dos meios de produção como um agravante dessa desigualdade. Portanto, para ele, essa desigualdade de acesso aos bens e aos meios de produção de bens é que gera o conflito de classe, isto é, o conflito daquele que tem contra aqueles que não têm posse dos