trabalho adm
Administração
Matemática Financeira
Polo São Borja – RS
21/11/13
.
SÃO BORJA, NOVEMBRO 2013.
SUMÁRIO
1.Introdução.
2.Etapa 1. Conceitos Fundamentais Matemática Financeira. - Caso A - Caso B
3.Etapa 2.Conceito Séries de Pagamentos Uniformes – Postecipados e antecipados. - Caso A - Caso B
4.Etapa 3.Conceito de Taxas a Juros Compostos. - Caso A - Caso B
5. Etapa 4.Conceito de Amortização de empréstimos. - Caso A - Caso B
INTRODUÇÃO
ETAPA 1
Passo 1.
1 - Fundamentos da Matemática Financeira – Regime de capitalização Simples e Composta. Todas as operações financeiras devem estar estruturadas em função do tempo e de uma taxa de juros, existem alguns componentes seja para juros simples, seja para juros compostos, esses componentes são denominados: P - Valor presente, é o valor inicial de uma operação, representado no instante “zero”, também chamado de valor de origem 0, valor principal P ou mesmo de Capital C.
I - Taxa de juros periódica, originaria do inglês interest rate (Taxa de Juros), normalmente esta relacionada a sua forma de incidência que pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, semestral, anual entre outra e é representada em porcentagem(%), i – Esta vogal minúscula indica que a taxa I foi dividida por cem, n – Período envolvido na operação (tempo) que deve sempre estra de acordo com a taxa de juros. F – Valor futuro, representado no instante n. è composto de amortização mais juros, chamado também de valor de resgate, montante M, ou saldo futuro S.
Alguns itens que é comum tanto para juros simples quanto para o juros composto: Formula: Ao se trabalhar com formulas a taxa será sempre presentada em sua forma decimal i Valor dos Juros: Incidente sobre o saldo devedor do período anterior. Valor Futuro: Montante pago/recebido em n período e composto pelo valor presente P ou valor de origem, mais juros
Capitalização: