Trabalho adm
Um dos melhores exercícios de resgate de auto-estima está em escrever a própria biografia. Você vai constatar a evolução de suas competências, de seu conhecimento e, principalmente, as mudanças que enfrentou e venceu ao longo da vida.
Comece como todo bom autor: pesquise. Sente-se com seu pai e sua mãe em separado. Pergunte sobre a vida deles, da infância até o momento em que se conheceram. Como foi o namoro, o casamento, o nascimento dos filhos. Feito isso, você estará pronto para escrever a primeira parte de sua biografia: da infância até a faculdade.
Resgate as lembranças mais remotas, os primeiros amigos, o grande desafio de vencer o olhar das meninas (ou meninos). Pense nas vitórias no esporte, nas brigas de ruas. Procure lembrar como superou os desapontamentos. A quem recorreu em busca de conselhos sobre a profissão a seguir? Como enfrentou as contingências típicas de uma família brasileira? Faltaram recursos?
Os temperos do caráter estão nas vitórias, derrotas e superações.
Agora vamos pra 2ª parte da biografia: da escola ao primeiro emprego. Como foi o começo da vida profissional? O primeiro estágio, as primeiras relações com a autoridade funcional. Lembre-se de suas relações no trabalho: as decepções, as alianças, as ferradas, os amigos, os apelidos.
Todo esse conjunto de vivências forma a segunda parte de sua biografia.
Finalmente, a 3ª parte: a carreira depois da formatura. A primeira entrevista, o nervosismo, a falta de preparo e o olhar penetrante da psicóloga. Como você reagiu, como venceu essas primeiras dificuldades, como lidou com a inserção no novo ambiente?
Ao escrever sobre isso, você perceberá os desafios que venceu, o quanto se superou e amadureceu.
Escrever a biografia nos faz acreditar mais em nós mesmos.
Salve o texto em uma pasta especial, dentro de Meus Documentos, com seu nome escrito em maiúsculas. Visite-o