Brasil e os leilões de eficiência energética
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRO 376 – ENERGIA ELÉTRICA
PROFESSOR: GUSTAVO N. P. DE MOURA
BRASIL E OS LEILÕES DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Lucas Machado de Oliveira - lucasmachadero@gmail.com
RESUMO
Inúmeras dificuldades na expansão do setor energético brasileiro, somadas ao aumento dos apelos ambientais criam a necessidade de mudança imediata nessa área. É necessário melhorar os atuais processos de produção, distribuição e transmissão de energia de forma a criar uma nova metodologia na sociedade. Um breve histórico do setor brasileiro é apresentado, seguido de uma introdução dos atuais leilões de energia elétrica, para finalizar com a nova proposta que promete solucionar os problemas acima citados: leilões de eficiência energética. 1. INTRODUÇÃO
A conservação de energia elétrica é indispensável em qualquer país que objetiva o desenvolvimento. Não é possível ter desenvolvimento sem energia elétrica.
Infelizmente o homem tornou-se tão dependente desse bem de consumo, que até poucos anos atrás não se preocupava com a possibilidade de esgotamento das suas fontes de energia. Acreditava que essas fontes eram inesgotáveis, infinitas.
Atualmente, o mundo está enfrentando uma fase em que a realidade é muito diferente da outrora absoluta. Cientistas já deslocam seus esforços em novas formas de energia, em processos mais eficientes, em qualquer “finalidade” que possa minimizar as dificuldades “recém” reveladas.
O Brasil já passou por certas crises no setor energético no início do século XXI, mas graças às políticas de incentivo e ao bom planejamento após essa fase, está experimento certa estabilidade encontrando-se em uma zona de conforto.
O grande problema é que a demanda cresce mais aceleradamente que a oferta. E para se garantir o atendimento dos clientes a expansão do mercado de oferta se faz necessário. Apesar de o Brasil ser um país “continental”, fatores físicos estruturais e ambientais impossibilitam o desenvolvimento