trabalho academico antropologia
Turma:Psicologia ,3° semestre,noturno.
Docente: GUSTAVO MATIAS ZUIM
Disciplina: ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS - EAD
Exercícios - Pagina 12
1. Neste capítulo você teve contato com diversos modelos de sociedade e de cultura. Do Mito ao Iluminismo observamos contextos socioculturais bem distintos. Desenvolva um texto que descreva as principais características de cada período, marcando as diferenças entre os valores pré-modernos e modernos.
Pré-moderno:
No pré-moderno os homens se baseavam moralmente no saber mítico.
Explicava-se a vida traves de fenômenos da natureza.
A creditava-se em vários deuses e a natureza, portanto era sagrada. Os homens apenas observavam o mundo sem modifica-lo, somente os deuses tinham esse direito.
Com o passar do tempo o mito começa a ser questionado, pois não podia ser cientificamente comprovado. Porem o pensamento mítico não deixou de existir.
Nasce o pensamento racional, a vida social começa a ser resolvida pelos homens, e não pelos deuses. Através da filosofia o homem começa a questionar as questões do mundo e a natureza de uma forma critica.
No século XIII- São Tomas de Aquino da forma ao pensamento racional. Surge o humanismo,racionalismo e o renascimento, dando origem a modernidade.
Moderno:
Na modernidade as pessoas passaram a ser mais individuais de uma forma geral, utilizando de base para tomar suas ações o futuro baseado em fatos científicos, com pouco envolvimento da religião, desapegando assim da tradição e utilizando razão do momento para seguir seus caminhos.
2. No século XVIII duas revoluções - Industrial e Francesa - transformaram as relações sociais na Europa. Relacione os aspectos específicos de cada Revolução, colocando no local indicado a letra correspondente:
(A) Revolução Industrial, (B) Revolução Francesa.
(B) foi considerada uma revolução econômica.
(B) foi considerada uma revolução política.
(B) luta pelos ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade”.
(A)