Trabalho 5s
“5S” é uma prática desenvolvida no Japão desde o inicio dos anos 1950. Na indústria seus principais papéis são liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e recursos disponíveis; tratando-se de uma cultura onde os pais ensinam a seus filhos os princípios educacionais que os acompanham gerações.
Assim, as organizações com o objetivo e busca de melhorias proporcionando qualidade de vida aos seus colaboradores no trabalho, utilizam o programa 5S como a base para qualidade total.
O conceito 5S não só influem nos aspectos de qualidade e produtividade, como devem ser disseminados aos funcionários tornando uniforme á organização da área de trabalho, gerando descarte dos itens sem utilidades, liberação de espaço, padrões de arrumação, facilitando ao próprio funcionário saber o que está certo e o que está errado.
A denominação “5S” se da devido á cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, sendo:
SEIRI – Utilização
SEITON - Arrumação
SEISO – Limpeza
SEIKETSU – Padronização
SHITSUKE - Disciplina
2. OBJETIVO
O objetivo principal do 5S é melhorar a qualidade de vida das pessoas, construindo um ambiente saudável e acolhedor para todos. Este objetivo somente será alcançado se todos nós vivermos alguns valores básicos como respeito a cada pessoa, trabalho em equipe, qualidade e excelência no trabalho, responsabilidade, organização e empenho, satisfação e alegria de todos. O novo cenário mundial tem motivado empresas para avaliarem sua postura em relação ao consumidor, isto é, aos seus clientes, sejam internos ou externos. Os requisitos de Qualidade Total (qualidade intrínseca, custo, entrega, segurança e moral) são fatores críticos para a sobrevivência das empresas diante deste cenário e junto com a visão da qualidade total há o programa 5S.
3. PROGRAMA 5S
3.1 SEIRI
SENSO DE UTILIZAÇÃO
Seiri significa separar o necessário do desnecessário, ou seja, mantendo no local de trabalho