Trabalho 5g Tecnologia Em Redes Sem Fio
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES
REDES DE LONGAS DISTÂNCIAS
Telefonia 5G
Leandro Rodrigues
RA 1714102010
São Paulo
2015
DESCRITIVO DO TRABALHO.
Trabalho de 5G desenvolvido para o Curso de Redes de Computadores
O 5G (Quinta Geração de internet móvel ou Quinta Geração de sistema sem fio), representa a futura geração de telecomunicação móvel.
O 5G já vem sendo estudado para substituir o 4G e ter a próxima geração lançada dentre os próximos 10 anos. Seguindo o mesmo padrão de evolução das demais gerações anteriores.
Orientador:
PROF. NORBERTO DOS SANTOS
Índice
1G
4
2G
4
2.5G
4
O “2.75”G
4
3G
5
4G
5
5G
5
Discussão
6
Projetos e Pesquisa
7
Referencial Bibliográfico
9
Histórico
1G
É o sinal de telefonia analógico. Foi popularizado na década de 1980, mas mal foi utilizado para tráfego de dados, apesar de permitir velocidades semelhantes à conexão discada. O sistema mais utilizado nesta época era o AMPS (Advanced Mobile Phone System), que aos poucos deu lugar ao sinal digital, ou 2G.
2G
Começou a ser implantado na década de 1990, com a implantação do sinal digital, e até hoje é utilizado em várias partes do mundo. Ele utiliza principalmente o GSM (Global System for Mobile Communications) e está estabelecido como o principal recurso de conversação, por oferecer todos as ferramentas necessárias para as operadoras. Para internet móvel, no entanto, já está bastante defasado.
Para o tráfego de dados, já foram implantados o que foi chamado de 2,5G e 2,75G, padrões de transição para a tecnologia 3G. O 2,5G equivale ao GPRS (General packet radio service) e oferece velocidades de até 114 kbps. Já o “2,75”G é uma ligeira evolução que utiliza o padrão EDGE (Enhanced Data rates for GSM Evolution), que prevê uma média de velocidade de tráfego de 400 Kbps.
2.5G (considerada como uma geração não oficial)
É a intermediária entre a segunda geração (2G) e os sistemas de terceira geração (3G).