Introdução a Engenharia de Telecomunicações
Telecomunicação é basicamente o ato de se comunicar à distância. Não existe um método, nem data precisa para tratar como o início das telecomunicações. Entende-se então, que tudo começou a evoluir desde a primeira tentativa bem sucedida de se enviar uma mensagem de telégrafo, que se deu por volta de meados da década de 1830, quando já eram conhecidas as leis da eletricidade e do eletromagnetismo. Assim, com o conhecimento de algumas pessoas como Samuel Morse (inventor do telégrafo na década de 1830), Graham Bell (inventor do telefone em 1876) e Heinrich Hertz (descobridor das ondas eletromagnéticas em 1890) se deu início a era das telecomunicações.
TELÉFRAGO
O Telégrafo é um sistema que foi criado no século XVIII com o objetivo de enviar mensagens de um ponto a outro. O telégrafo foi o principal meio de comunicação a distância até o começo do século XX, sendo utilizado pelo governo, grandes indústrias e até mesmo pelas forças armadas de alguns países.
RADIOFONIA
Foi um sistema de comunicação sem fio criado pelo italiano Guglielmo Marconi em 1895, mesmo que o brasileiro Roberto Landell de Moura já havia obtido sucesso em alguns experimentos na área em 1893, na cidade de São Paulo.
TELEFONE
O primeiro fato que se tem registro para a propagação do som através de instrumentos sólidos foi do inglês Robert Hooke, em 1667. Portanto, o famoso telefone só veio a ser criado em 1876 por Alexander Graham Bell. Nos dias de hoje o telefone é constituído de um microfone que capta a voz humana e converte em impulsos elétricos, que viajam por um cabo telefônico até o receptor que contém um disco metálico capaz de transformar os impulsos elétricos recebidos, novamente em som semelhante ao que foi captado antes.
O BRASIL NO MAPA DAS TELECOMUNICAÇÕES
O primeiro grande marco contemporâneo do desenvolvimento do setor é a Lei 4.117, de agosto de 1962, denominada Código Brasileiro de Telecomunicações, por meio da qual o