Trabalho 5 Semestre
Na visão de Dubois et al (2007), quanto maior for à fidelidade do sistema de custeio relativamente ao processo produtivo, maior será a possibilidade que a empresa tem de obter informações de boa qualidade. Os autores também ressaltam que todos os métodos de custeios têm por objetivo a determinação do custo unitário de cada bem ou serviço produzido por uma organização. Os métodos visam à atribuição dos gastos apresentados pela entidade para cada um dos bens ou serviços que são produzidos.
Sistemas de Acumulação de Custos
Cada empresa utiliza um sistema próprio de acumulação de custos, pois depende da complexidade de suas operações e do tipo de produto ou serviço produzido, o gestor irá optar pelo mais adequado às informações necessárias.
Os principais sistemas de acumulação de custos podem se classificados quanto ao processo produtivo ou quanto ao modelo de gestão utilizando critérios que podem ser: por ordem, por processo, por atividade, previsionais ou por responsabilidade. Iremos destacar aqui os dois primeiros que são mais utilizados.
O Sistema de Acumulação por Ordem ou Encomenda é baseado no processo produtivo, mais utilizado em empresas com produção não padronizada e de forma descontínua e na grande maioria das vezes com vendas feitas sob encomenda.
Neste sistema a produção é limitada pelo cliente, o mercado é de poucos compradores enquanto no sistema por processo o mercado é diversificado, uma outra diferença é que o produto é feito sob