Atividade Colaborativa
No Brasil, de cada 100 empresas abertas, 24 deixam de existir antes de completar dois anos de existência. Este alto índice de mortalidade de empresas é explicado por uma série de fatores: burocracia, impostos exagerados, desinformação e falta de visão empresarial. Entram, também, outros fatores, entre eles, o desconhecimento de ferramentas de gestão por parte do novo empreendedor.
Considere que você trabalha para uma fundação que auxilia novas empresas que estão apresentando problemas de gestão. O suporte funciona da seguinte maneira: a empresa conveniada envia o relato de um projeto importante em que está envolvida ou das dificuldades de gestão que está enfrentando. Você analisa a situação, emprega ferramentas para tratar o assunto e gera um relatório, que é enviado de volta com recomendações e sugestões.
Temos duas empresas para conhecer e socorrer: uma rede de lojas de brinquedos, a TOYS ARE US; e uma tradicional pizzaria de bairro, a TOTONNO’S.
EMPRESA 1: Rede Varejista TOYS ARE US.
Fonte: <http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Toys_R_Us_sg.JPG>.
Acesso em: 14 ago. 2014.
A empresa TOYS ARE US dedica-se ao ramo varejista de comércio de brinquedos.
É uma rede de lojas de perfil popular e mantida à moda antiga. Controle de fornecedores, de entregas, de compras... tudo é anotado em velhos computadores que não estão ligados em rede ou, então, pior, as anotações são feitas em velhos cadernos. Como resultado, há pouco controle sobre as informações essenciais e sobre o próprio negócio. A novidade é que toda a rede de lojas acaba de ser vendida, e os novos proprietários anseiam por modernizar a gestão da empresa. Entre as aspirações dos novos proprietários está melhorar o controle dos produtos em estoque, negociar eficientemente com fornecedores e saber com clareza qual o perfil de seus clientes. Pensa-se em instalar sistemas de informações gerenciais, mas este é um assunto nebuloso para a empresa, não há muita clareza sobre o que isso