trabalho 5 semestre
Para qualquer modificação na estrutura lógica ou física do ponto de vista da tecnologia, é necessário desenvolver um Plano Diretor de Tecnologia da Informação. Este documento descreve o planejamento da ação a curto, médio e longo prazo.
A formulação de um Plano Diretor carece de tempo para o planejamento, energia e ainda, o envolvimento de todo o corpo diretivo para a elaboração (Comitê do PDTI), e ainda, execução.
Sua elaboração envolve algumas etapas importantes que devem ser ressaltadas:
Avaliação criteriosa da situação da empresa, com a descrição pormenorizada das atuais atividades, demonstração do organograma e fluxogramas dos processos, estabelecendo os objetivos da elaboração do documento.
Elaboração de proposta baseada na situação atual, com demonstração da nova estrutura organizacional (se houver modificação). É importante ressaltar a importância de explicitar a definição da filosofia e da política de trabalho com a Tecnologia de Informação com a apresentação concomitante da proposta da área de Organização & Métodos. 3. Definição do Plano Diretor de TI com os objetivos a serem atingidos, a apresentação dos cronogramas de programação dos recursos a ser destinados e ainda, a elaboração da pasta de PDTI que é o livro das regras a serem cumpridas, desde a formulação do comitê até o fechamento, onde conterá todos os passos e informações a ser seguida.
Como observado, a realização e execução de um Plano Diretor de Tecnologia de Informação traz inúmeros resultados no dia-a-dia das empresas, sendo elas micro, pequenas, de médio porte ou grande porte. Seja integrar as equipes e setores, seja produzir melhorias no cumprimento de prazos, ou até mesmo, gerenciar cadeias de produção e tomar decisões de