Trabalho 2Governan A Corporativa Individual
943 palavras
4 páginas
REVISÃO DA BIBLIOGRAFIAINÁCIO,Leandro Sávio Barbosa ORIENTADOR: CAMELO,William Lopes
Prática de governança corporativa nas empresas modernas.
A governança corporativa é um dos temas de mais recente desenvolvimento no campo da alta gestão. É uma área de conhecimento de amplo interesse e que envolve um leque aberto de questões. Desde as relacionadas a aspectos legais, como os direitos societário e sucessório, até questões financeiras, como a geração de valor, a criação de riqueza e a maximização do retorno dos investimentos. Passam ainda por questões estratégicas, como a definição dos propósitos empresariais e das diretrizes corporativas para os negócios e as operações. E alcançam também os sistemas que regem as relações entre os acionistas, os conselhos de administração e a direção executiva das empresas.
Por este conjunto de interesses envolvidos, a governança corporativa certamente não é um modismo a mais. Seu desenvolvimento tem raízes firmes. E sua adoção tem razões substantivas para se disseminar. Organizações multilaterais, como as Nações Unidas e a OCDE, vêem as boas práticas de governança como pilares da arquitetura econômica global e um dos sistemas do desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – a econômica, a ambiental e a social.
Não há, todavia, um modelo universal de governança corporativa. As diferenças entre os modelos praticados resultam da diversidade cultural e institucional das nações. Neste livro, os professores Adriana Andrade e José Paschoal Rossetti examinam as dez seguintes praticas de diferenciação.
Fonte predominante de financiamento das empresas.
Separação entre a propriedade e o controle.
Separação entre propriedade e gestão.
Proteção legal aos minoritários.
Tipologia dos conflitos de agência.
Dimensões, composição e eficácia dos conselhos de administração.
Forças de controle mais atuantes.
Abrangência dos modelos de governança praticados