Trabalho 2
O menino do Pijama Listrado conta a história de Bruno, um menino que morava em Berlin na época da Segunda Guerra Mundial, e seu pai faz parte de um núcleo nazista importante da época. E seu pai, por ser parte do exército Nazista, se muda para o interior, numa casa estranha, com empregados estranhos e que Bruno, da janela de um dos quartos da casa, vê uma fabrica, ou assim ele acha, e ele acaba ficando curioso, o que é bem típico de um garoto de nove anos, e lá ele conhece várias pessoas com pijamas listrados.
E no meio dessas pessoas ele também encontra o seu amigo, Shmuel e então nos vemos no meio de uma amizade incrível.Bruno é um protagonista incrível, não são todos os livros que achamos uma criança como protagonista, e quando achamos é um livro infantil, mas neste livro, um drama clássico, o Bruno dá uma suavidade a este que deveria ser um livro pesado. Além disso , sua visão da história como criança nos faz ver o Holocausto de outra forma. Às vezes o considero ligeiramente alienado, mas nada que não se possa relevar em relação à vida que ele levava. Ninguém lhe dava explicações, ninguém lhe dizia nada.Shmuel é um menino muito fofo, daqueles que você tem vontade de tirar daquele local horrendo e salvá-lo a qualquer custo. Dá tristeza sua descrição física e imaginar quantas crianças sofreram tanto naquela época. A amizade deles é linda, aquele tipo de coisa que se olha, lê e se emociona. Recomendo o livro, advirto que é necessário o mínimo de conhecimento sobre a Segunda Guerra Mundial e suas causas para que seja feita a leitura do livro e se tenha total entendimento. Embora o livro conte a historia de um garoto de nove anos, não recomendo o livro para outras crianças.
Ao terminar a leitura a sensação que fica é de um buraco que foi mal fechado, um erro que parce incorrigível. É uma mistura de vergonha e uma lição para não se repetir. Que fique a verdade. Apesar de tudo, somos iguais. O menino