Trabalho 2 Síntese De Um Cronômetro Digital Simples
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ENG - Laboratório Integrado I SEMESTRE – 2006.2
PROFESSORAS: ANA ISABELA ARAÚJO CUNHA
LIGIA SOUZA PALMA
TRABALHO 2
SÍNTESE DE UM CRONÔMETRO DIGITAL SIMPLIFICADO Que tal medir seu o batimento cardíaco?
1) ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO
Deverá ser projetado um cronômetro digital simplificado, alimentado por baterias, ou fonte DC de 5 volts, que realize contagem de 0 até 59 segundos, que apresente o resultado da cronometragem em displays de 7 segmentos e que disponha de botões para iniciar e interromper a cronometragem. Recursos adicionais, por conta da criatividade dos alunos, serão bem vindos.
2) ALGUMAS DIRETRIZES
O cronômetro deverá conter 2 displays de 7 segmentos, um para a unidade de segundos e outro para a dezena de segundos, um temporizador para geração do relógio (clock), contadores diversos, decodificadores, algumas portas lógicas, resistores e um capacitor.
Para implementar o oscilador, responsável pela geração do sinal de clock, pode-se utilizar o temporizador 555. Sugerimos a configuração da Fig.1. Segundo os valores escolhidos para as resistências R1 e R2 para a capacitância C, a freqüência de oscilação é 742 Hz. A saída é tomada no pino 3 e o LED e resistor aí conectados servem apenas para um teste preliminar antes da conexão com o circuito.
Para obter um sinal de clock de 1 Hz, sugere-se a utilização de dois contadores, um que conta de 0 até 106 e outro que conta de 0 até 7. A saída de um é conectada à entrada do outro, de modo a proporcionar na saída do segundo contador um sinal de clock com freqüência 106 x 7 vezes inferior à original. Como sugestão, além de portas lógicas, podem-se utilizar contadores do tipo 7469, ou outro se preferir.
Para a operação de cronometragem propriamente dita, podem-se utilizar contadores de 4 bits BCD (ex: 74160), além de portas lógicas, e sincronizar sua operação com o clock de 1 Hz. Comparações entre os