Culinária de Goiás
Como praticamente todo cardápio brasileiro, a lista de pratos típicos de Goiás foi influenciada pelas cozinhas indígena e europeia. Tropeiros vindos de Minas Gerais e São Paulo também deram uma rica contribuição ao caderno de receitas local, que costuma incluir tutu de feijão, paçoca de carne-seca e, para a sobremesa, ambrosia e doces em compota.
Há uma característica, no entanto, que diferencia a culinária goiana daquela existente em qualquer outra parte do país: a farta presença de ingredientes nativos do Cerrado. Só aqui você terá a chance de provar, por exemplo, mil e uma receitas com pequi (típico frutinho amarelo) e guariroba (um palmito amargo). Os sucos e sorvetes também revelam sabores regionais: cajá-manga, murici e araticum são alguns deles.
Na despensa do estado, um ingrediente tem atraído a atenção de chefs de cozinha de todo o Brasil: o baru. Tanto a castanha quanto a polpa do fruto do baruzeiro, árvore comum no Cerrado, são usadas na cozinha goiana. Torrada, a castanha entra no preparo de pães e biscoitos e também é vendida em saquinhos, como se fosse amendoim.
Em Goiás, a culinária é bem variada, caseira e possui traços da cozinha mineira. Um dos pratos mais populares é a galinhada, uma mistura de arroz, pequi (ou guariroba) e galinha. Mas o pequi é um dos frutos mais populares do estado. Tem um gosto forte e diferente e é utilizado para a produção de diversos pratos doces, salgados, sorvetes, licores, azeites e geleia. Além do pequi, a castanha de baru e o cajuzinho do Cerrado também são utilizados para a produção de doces e sorvetes.
Pratos Típicos do Goiás:
Arroz com Pequi Guariroba Galinhada Pamonha de Milho Abobrinha Recheada Empadão Goiano Peixe na Telha Arroz Maria Isabel.