Trabalho 123
DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
O conceito de distribuição de renda faz referência à forma como a receita obtida por um país ou região é distribuída entre sua população local, por meio de um ganho salarial maior disponível à maior porcentagem possível da população.
No Brasil, o assunto assume maior destaque devido às enormes desigualdades sociais e econômicas experimentadas há séculos pelo povo.
Nos últimos anos houve uma recuperação do salário mínimo e uma maior geração de empregos formais (com carteira assinada), mas ainda não se verifica um progresso suficiente para uma distribuição de renda satisfatória.
Distribuição funcional da renda: é o instrumento de análise da repartição do PIB (a soma de tudo o que é produzido, entre mercadorias e serviços) entre proprietários de capital e trabalhadores assalariados.
Distribuição pessoal da renda: se concentra na verificação dos rendimentos que pessoas e famílias recebem.
SALÁRIO
O termo tem origem no latim salarium argentum, "pagamento em sal" – forma primária de pagamento oferecida aos soldados do Império Romano.
Nas sociedades capitalistas, salário é o preço oferecido pelo capitalista ao empregado pelo aluguel de sua força de trabalho por um período determinado, geralmente uma semana ou um mês, ou por unidade de produção.
José Martins Catharino descreve assim o salário: “é a prestação devida a quem põe seu esforço pessoal à disposição de outrem por causa de uma relação de emprego”. (CATHARINO, 1994, página 105).
Amauri Mascaro do Nascimento diz que: Salário é a totalidade das percepções econômicas dos trabalhadores, qualquer que seja a forma ou meio de pagamento, quer retribuam o trabalho efetivo, os períodos de interrupção do contrato e os descansos computáveis na jornada de trabalho. (NASCIMENTO, 2004, página 467).
Sérgio Pinto Martins entende que salário é: O conjunto de prestações fornecidas diretamente ao trabalhador pelo empregador em decorrência do contrato de