Trabalho 12 Radia O
1. Conceitos fundamentais:
A transferência de calor por radiação térmica não exige a presença de um meio material. Ela é um processo extremamente importante e, no sentido físico, é talvez o modo mais interessante de transferência de calor. Ela é relevante em muitos processos industriais de aquecimento, resfriamento e secagem, assim como em métodos de conversão de energia que envolve a combustão de combustíveis fósseis e a radiação solar.
Nos associamos a radiação térmica á taxa na qual a energia é emitida pela matéria como um resultado de sua temperatura não nula. Nesse momento a radiação térmica esta sendo emitida por toda matéria que circunda você: pela mobília e pelas paredes da sala, se você esta em um ambiente fechado, ou pelo solo, pelos prédios e pela atmosfera e sol, se você esta em um ambiente aberto. O mecanismo da emissão está relacionado á energia liberada como um resultado de oscilações ou transmissões dos elétrons que constituem a matéria. Essas oscilações são, por sua vez, sustentadas pela energia interna e, consequentemente, pela temperatura da matéria. Assim associamos a emissão de radiação térmica ás condições excitadas termicamente no interior da matéria.
Todas as formas de matéria emitem radiação. Em gases e sólidos semitransparentes, como o vidro e cristais de sais as elevadas temperatura, a emissão é um fenômeno volumétrico, isto é, a radiação que emerge de um volume finito de matéria corresponde ao efeito integrado da emissão local em todo volume. A maioria dos sólidos e líquidos, a radiação emitida pelas moléculas localizadas no interior do volume é em grande parte absorvida pelas moléculas adjacentes. Consequentemente, a radiação que é emitida por um solida ou um liquido se origina nas moléculas que se encontram a uma distancia de até aproximadamente 1µm de sua superfície exposta. È por essa razão que a emissão a partir de um solido ou um liquido para o interior de um gás adjacente ou para o vácuo é