WWII
A ideologia expansionista principalmente destas potências levou-as a se apetrecharem militarmente. Nasceu, assim, um clima de tensão internacional que ficou marcado por várias ações belicistas.
Desenvolvimento americano durante a guerra (atente para os acordos custurados pelos americanos) desenvolvimento americano que se traduziu na modernização da produção industrial assente no progresso científico e tecnológico; na expansão do processo de mecanização da agricultura, que permitiu o aumento da produtividade e o desenvolvimento de indústrias alimentares; no investimento nas obras públicas e na construção civil de modo a acompanhar uma população em rápido crescimento; e no considerável aumento do nível de vida da população norte-americana, que passou a dispor de meios para aceder a um maior número de bens de consumo.
Este enriquecimento geral da população é um dos resultados mais evidentes do citado crescimento económico. Na década de 60 este era de tal ordem, que fez surgir uma sociedade ligada à abundância, a qual por sua vez, conduziu a um consumo excessivo e desregrado que, entre outras consequências, contribuiu para a degradação do ambiente.
Contexto da europa no pós guerra (questões políticas e infraestruturais)
Ao fim do conflito, a Europa Ocidental encontrava-se destruída: a falta de alojamento e o desemprego, somados aos estragos da guerra, causavam constante agitação social, que ameaçava a estabilidade do sistema capitalista. Além disso, com as enormes dívidas que os países contraíram com a guerra,não sobravam recursos suficientes para a reconstrução.
EUA e URSS no contexto do pós segunda guerra.
Na Conferência de Teerã, de novembro de 1943, União Soviética, Estados Unidos e Inglaterra definiram a incorporação das nações bálticas e elaboraram uma possível divisão do Estado alemão. Em fevereiro de 1945, a Conferência de Ialta reafirmou o princípio de autodeterminação dos povos e