Trabalho em Grupo
O ser humano é um animal racional. Capaz de pensar, agir e ter atividades diferentes, e pensando no que a escola como instituição pode oferecer para promover reflexões sobre quem é esse ser humano, podemos pensar em todos os sentidos.
A escola é o segundo ambiente mais importante da vida social de um ser humano e com a ajuda de educadores e pais, esse ser vai se constituindo como um ser pensante, questionador, cheio de propósitos e assim por diante até se construir um ser que contribui com ideias no meio em que vive.
Para a escola como instituição conseguir com sucesso promover isso nos seus alunos, essa escola tem que usar de vários artifícios. Desta forma, a escola deve preocupar-se, possibilitando condições para que a sociedade que a abriga ingresse em seu meio, assumindo assim seu compromisso como local de transmissão de saber e construção do conhecimento. São muitas as demandas da sociedade, levando em consideração os diferentes aspectos referentes à mobilidade social, desenvolvimento econômico e renda per capta, e se percebe que o percentual de famílias carentes é muito significativo. A população de baixos recursos socioeconômicos, para superação de suas carências sociais, busca na educação uma força aliada que permita realizar uma real integração e reconhecimento social, porém não podemos esquecer que esse objetivo será atingido se a escola proporcionar momentos de reflexões sobre a realidade dos sujeitos.
O papel da escola neste mundo que se transforma, deve estar equilibrado entre uma função sistêmica de preparar cidadãos tanto para desenvolver suas qualidades como para a vida em sociedade. Para isso, deve a escola desenvolver características como o