trabalho 11 Gest o sa de 3
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO EM SAÚDE, ÁREA DE
CONCENTRAÇÃO SAÚDE PÚBLICA (UAB)
POLO DA LAPA
TUTOR PRESENCIAL : Vânia Hammerschmidt
ALUNO: SEMIRAMIS MARIA AMORIM VEDOVATTO
Disciplina: Organização e funcionamento do SUS
Unidade 11 Atividade 3: De acordo com a abordagem de Mintzberg (1989), os hospitais e demais serviços de saúde são organizações do tipo profissional. Autores complementam que no âmbito do SUS há incongruências e ambiguidades que são características típicas das organizações de saúde. Com base nesses conhecimentos, responda as seguintes questões: 1. Liste alguns desafios da administração pública nas organizações de saúde no âmbito do SUS. Para isso, analise as seguintes categorias: centralização x autonomia; interesses privatistas ou corporativos x responsabilidade pública; deveres e obrigações da administração x escassez de recursos; racionalidade burocrática x ênfase nos resultados; e, complementariedade x divergência de objetivos.
No campo da gestão, seja teoria ou na prática, já é bastante difundida a noção de que os sistemas e serviços de saúde encontram-se entre as organizações mais complexas que existem. No caso da administração publica com foco em organizações de saúde (sejam de maior ou menor complexidade) existem algumas dualidades que necessitam ser analisadas.
Com relação a centralização e autonomia, como bem o autor aponta é a uniformidade de regras aplicadas a todas as organizações públicas de saúde (SUS), como por exemplo as regras uniformizadas que regem o financiamento e todas as demais regulamentações universais específicas do setor público de saúde, o que engessa algumas decisões que ficam no poder central focados nas formas de financiamento e tira a autonomia por exemplo que a organização possa usar novas e modernas tecnologias (exemplo: uso de laparoscópicos para cirurgias de grande porte e que evitam grandes