Trabalho 1
Isso possibilitou a identificação de novas propriedades dos materiais, suas limitações e como manipulá-los de maneira a produzir novas variabilidades de aplicações. Foi um grande salto para o homem que então iniciou pesquisas mais profundas e, desta forma, dominou os materiais, suas estruturas, seus arranjos de átomos e como conseqüência seus processos de fabricação e transformação.
2) Ciência dos materiais é o campo da ciência de caráter interdisciplinar relativo ao estudo das propriedades dos materiais e a relação entre a sua estrutura em escalas atômicas ou moleculares com suas características macroscópicas, incorporando elementos da física e da química como as formas de caracterização e processamento.
Com o significativo crescimento em nanociência e nanotecnologia nos últimos anos, a ciência dos materiais está se tornando mais amplamente conhecido como um campo específico e exclusivo da ciência e da engenharia.
Muitos dos problemas mais urgentes do ponto de vista científicos e tecnológico que são enfrentados atualmente são devido às limitações dos materiais que estão disponíveis no momento, e, como resultado, os avanços neste campo são susceptíveis de ter um impacto significativo sobre o futuro da sociedade.
3) Materiais encontrados na natureza que não passaram por nenhuma transformação industrial.
Como:– Madeira
– Pedras
– Ossos
– Peles de animais.
Materiais Cerâmicos:
Materiais inorgânicos,não metálicos, obtidos geralmente através de tratamento térmico.
Como:
– Cerâmicas estruturais
– Refratários
– Porcelanas
– Vidros
– Isolantes
– Cimento
– Concreto
Materiais Metálicos
Materiais formados por átomos dotados de grande número elétrons suficientemente livres para se movimentarem a partir de baixos potenciais létricos ou térmicos.
Como:
– Ferro e aço
– Ligas de alumínio
– Ligas não