trabalho 1
O Processo Industrial do refino
A - 1º Recebimento e Filtração
O óleo lubrificante usado é descarregado e homogeneizado. Sendo analisado em seguida pelo Controle de Qualidade da empresa responsável conforme diretrizes estabelecidas pelas normas da ABNT.
B - 2º Desidratação
Nesta fase do processo, o óleo lubrificante usado é aquecido até 120ºC para a retirada de água, e até 280°C para a remoção dos compostos orgânicos de cadeias carbônicas de baixo peso molecular.
C - 3º Evaporação Total
O óleo lubrificante seco proveniente do processo de desidratação é enviado para a unidade de evaporação total. O processo consiste na aplicação de temperatura elevada. D - 4º Tratamento Físico-Químico O óleo proveniente da unidade de evaporação total, já resfriado a temperatura ambiente, E - 5º Clarificação Para garantir a qualidade do óleo refinado realiza-se, nesta etapa, as análises laboratoriais que visam atender os Parâmetros de Qualidade. F - 6º Filtração O óleo misturado ao agente clarificante passa por um sistema de filtros-prensa e mangas, para a retirada dos particulados. G - 7º Gestão de resíduos Todos os resíduos industriais gerados pela indústria podem ser enviados para unidades de co-processameto em fornos de indústria de cimento, devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais competentes.
Objetivos:
Avaliar níveis de poluições ou degradação ambiental decorrentes das atividades da empresa.
Verificar as condições de operação e manutenção dos equipamentos.
Verificar os sistemas de controle da poluição.
Tipos de medidas tomadas para restaurar o meio ambiente e proteger a saúde humana.
Se os responsáveis pelo sistema de manutenção são capacitados para operar e dar manutenções no mesmo.
Rotinas.
Verificar instalações dos equipamentos de proteção ambiental e de prevenção de acidentes.
Avaliar a adequação e atendimento aos requisitos de um