TRABALHO 1
O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais blocos econômicos, suas características e finalidades.
Pois, com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a criação de blocos econômicos. Estes blocos, por sua vez, foram criados com o objetivo de facilitar o comércio entre os países membros, onde se seguem a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e com isso, buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em suma, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico majora e gera crescimento econômico para os países. Na maioria das vezes estes blocos são formados por países vizinhos ou que tenham afinidades comerciais ou culturais.
Considerada a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas asseguram que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial, veremos a seguir uma relação dos principais blocos econômicos da atualidade e suas principais características.
II. PRIMEIRO BLOCO ECONÔMICO
Antes de falarmos da criação do primeiro bloco econômico, nada mais justo seria explicar que blocos econômicos é a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação. Diante disso, o primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado e criado nos fins da Segunda Guerra Mundial e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. A chamada BENELUX, a qual acabou trazendo consigo vantagens e foi capaz de atrair novos países europeus ao longo do tempo. Com a união de Itália, Alemanha e França, esse primeiro bloco econômico europeu deu origem à CEE, sigla que designou a Comunidade Econômica Europeia. No ano de 1992, o crescimento da referida comunidade acabou dando origem à União Europeia. BENELUX é uma organização econômica da Europa, que causou o que seria mais tarde a União Europeia. Compreende