Trabalho 1
Pq. Itália
Trabalho de
Historia
Nome: Vinicius C.S. Sampaio nº31
Disciplina: Historia 8º serie A
Profª: Célia R.D. Apolinário
Março/2013
Escola SESI de Campinas
Pq. Itália
Trabalho apresentado à disciplina de Historia sob
Orientação da Profª Célia R.D. Apolinário
Março/2013
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Desenvolvimento
Conclusão
Critica pessoal
Anexos
Referencias bibliográficas
Introdução
Com o contexto das grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, duas das nações mais poderosas se lançaram ao mar em busca de nossas terás, e assim começou o descobrimento do nosso país, o processo de colonização de dependência do Brasil, e um pouco retratada neste trabalho, o que foi e o que é o voto do cabresto e o voto censitário que foram de grande importância para cada cidadão desse país.
O descobrimento do Brasil
O Descobrimento do Brasil deve ser entendido dentro do contexto das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Portugal e Espanha eram as nações mais poderosas do mundo e se lançaram ao mar em busca de novas terras para explorar. Usavam também o mar como rota para chegar as Índias, grande centro comercial da época, onde compravam especiarias (temperos, tecidos, jóias) para revender na Europa com alta lucratividade.
A chegada dos portugueses ao Brasil
O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data as caravelas da esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou ao litoral sul do atual estado da Bahia. Era um local que havia um monte, que foi batizado de Monte Pascoal.
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.
Primeiros contatos com os indígenas