trabalho 1
Adélia Nicolete
1
GERAÇÃO 80, foi a segunda montagem do TEATRO DA CONSPIRAÇÃO, estreou em 27 de abril de 2002, no Teatro Conchita de Moraes com a seguinte equipe: DIREÇÃO: Solange Dias
DRAMATURGIA: Adélia Nicolete
ELENCO:
Alessandra Moreira
Tânia, Bárbara, Angélica, jovem do porão
Ana Cláudia
Maria Bia, Teresa
Antonio Correia Neto
Fernando, Felipe
Cássio Castelan
Marcão
Emerson
Nino, Roberto, Shuba
Fábio
Valdo, Léo, jovem do porão
Marcelo Montesi
Eduardo, pais
Neusa Dessordi
Cássia, mães
Pitty
Teco
Renata Bonadio
Carol
CENOGRAFIA: Mauro Martorelli
COORDENAÇÃO DE FIGURINOS: Mauro Martorelli
ILUMINAÇÃO:
SONOPLASTIA:
OPERAÇÃO DE LUZ: Mauro Martorelli
OPERAÇÃO DE SOM: Osni
2
GERAÇÃO 80
Esse texto é fruto do trabalho colaborativo entre direção, atores e dramaturgia. A idéia surgiu no final de 2000 e os trabalhos começaram em janeiro de 2001. De lá até abril de 2002 os estímulos foram os mais variados: estudos sobre a década de
80; memória pessoal e familiar; improvisações sobre músicas, fotos, notícias, depoimentos, entrevistas, enfim, sobre o universo onde viveriam nossos personagens.
O processo colaborativo promove trocas tão intensas que no produto resultante
(tanto o texto quanto o espetáculo) fica difícil especificar em quê cada componente contribuiu. À dramaturgia coube não só sugerir situações e cenas como também dar coerência e unidade aos trabalhos resultantes da sala de ensaio, devolvendo à equipe um produto “reprocessado” e pronto para novas experimentações, num ir-e-vir contínuo, até o texto final.
A AÇÃO
A história se passa na cidade de Santo André, no ABC Paulista, mas poderia ter ocorrido em qualquer outra de perfil semelhante: a meio caminho entre a periferia e a metrópole. Desenvolvida economicamente porém indo buscar na metrópole, no caso a cidade de São Paulo, suas referências, principalmente culturais.
Um grupo de amigos se forma no