Trabalho 1
Formula molecular: HCl - Binário, 2 substâncias, Forte.
Família Química: Ácido Inorgânico.
Aparência: Líquido aquoso, sem coloração à amarelado, odor irritante, afunda se misturar com água, produz vapores irritantes.
Ponto de ebulição (°C): 50,5
Ponto de Fusão (°C): -24.4 (HCl . 3H2O)
Solubilidade na água: Miscível.
Classe de Risco: 8 (corrosivo)
Reação do Magnésio
A química do magnésio, tal como dos alcalinos e dos restantes alcalino-terrosos (grupos 1 e 2 da tabela periódica), é dominada pela grande facilidade que estes elementos têm em se oxidar, perdendo, no caso dos elementos do grupo 2. Esta característica torna-os muito reativos com todos os elementos com forte eletronegatividade, nomeadamente os dos grupos 16 (que inclui o oxigénio) e 17 (os halogéneos).
Exemplos de reação:
- Reação do magnésio com HCl
Esta reação possui como característica fundamental a variação do número de oxidação de uma das espécies químicas.
Mg + 2HCl MgCl2 + H2
- Reação do magnésio com o ar:
Este elemento reage, quando aquecido, com o oxigénio e mesmo com o azoto do ar, originando uma luz branca e brilhante Player, formando-se o óxido e o nitreto de magnésio.
2Mg (s) + O2 (g) 2MgO (s)
3Mg (s) + N2 (g) Mg3N2 (s)
- Reação do magnésio com a água:
Em contato com vapor de água ocorre uma reação da qual resulta uma luz branca e a produção de hidróxido de magnésio e hidrogénio (à semelhança do que acontece com os metais alcalinos).
Mg (s) + 2H2O (g) Mg(OH)2 (aq) + H2 (g)
- Reação do magnésio com halogéneos:
A reação do magnésio com o cloro é efetuada aquecendo o metal ao ar até à ignição e introduzindo-o, enquanto arde, num recipiente contendo cloro. O magnésio continua a arder no seio do cloro, numa reação fortemente exotérmica. Dois exemplos destas reações são a produção de cloreto e brometo de magnésio.
Mg (s) + Cl2 (g) MgCl2 (s)
Mg (s) + Br2 (g) MgBr2