Trabalhinho
Bactérias são organismos de uma única célula. Os quatro tipos de bactérias são: cocos, bacilos, vibriões e espirilos, definidos segundo sua forma. As bactérias, como todos os seres vivos, precisam de alimentos, de água e de temperatura adequada para viver e desenvolver-se. Algumas delas causam doenças, outras são benéficas.
Estrutura das bactérias.
Bactérias são microrganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A célula bacteriana contém os quatro componentes fundamentais a qualquer célula: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, uma molécula de DNA circular, que constitui o único cromossomo bacteriano.
A diversidade metabólica das bactérias
Se há um grupo de seres que apresenta grande diversidade metabólica, certamente é o das bactérias. Existem espécies heterótrofas e espécies autótrofas. Dentre as primeiras, destacam-se as parasitas, as decompositoras de matéria orgânica e as que obtêm matéria orgânica de outros seres vivos, com os quais se associam sem prejudicá-los. Dentre as autótrofas, existem espécies que produzem matéria orgânica por fotossíntese e outras que produzem por quimiossíntese.
Autotróficas: são capazes de produzir as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, a partir de substâncias inorgânicas.
Quimioautotróficas: utilizam oxidações inorgânicas como fonte de energia para sintetizar substâncias orgânicas a partir de gás carbônico (CO2) e de átomos de hidrogênio (H) provenientes de substâncias diversas. As substâncias orgânicas produzidas são utilizadas como matéria-prima para a formação dos componentes celulares ou degradadas para liberar energia para o metabolismo.
Fotoautotróficas: Se distingue em dois grupos. Um deles é formado por proclorófitas e cianobactérias; o outro é formado pelas sulfobactérias. As proclorófitas e as cianobactérias realizam um processo