Trabalhinho
Economia I
Componente: Paula Gartner Rigodanzo
Questões:
1- Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R: Por que é em função da escassez de recursos que toda sociedade tem de escolher alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade. Eis que surge a questão central do estudo da economia: como alocar recursos produtivos limitados de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.
2- O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?
R: Ela expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.
3- Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?
R:
4- Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.
R: O fluxo circular de renda é a união dos fluxos real e monetário
5- Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R: Os bens de capital são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.
Os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificados com: duráveis ou não-duráveis.
Os bens intermediários são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo.
Os fatores de produção, chamados de recursos de produção da economia, são constituídos pelos recursos humanos (trabalho, terra, capital e tecnologia).
6- O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.
R: Os argumentos positivos não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas. É uma análise “do