trabalhho
Identificação
IFAL- Instituto Federal Ciências e Tecnologia de Alagoas, Campus Piranhas
Data:16/08/2013
Ano: 1º
Curso: Agroecologia
Turno: Vespertino
Matéria: Ecologia
Professor: Thiago
Aluno: Francisco José Santos Britto Petrauskas
Nota:_____
Definição
Deserto é uma região em que ocorre pouca quantidade de chuva. Em virtude desta situação climática, a umidade é muito baixa e pouca vegetação se desenvolve. Nestas condições, a vida torna-se complicada para seres humanos e outras espécies animais.
O solo do deserto é pouco fértil e formado, principalmente, por areia e rochas. Durante o dia as temperaturas costumam ser elevadas (muito calor) e a noite são muito baixas (muito frio).
Desertos mais conhecidos do mundo
Os desertos mais famosos são: Saara (África), Atacama (Chile), Thar (Índia), Namibe (Angola), Sinai (Egito), Arábia (Ásia), Gobi (Ásia), Kalahari (África) e Arizona (Estados Unidos).
Formação dos desertos
Muitos desertos são formados a partir do processo de desertificação do solo, que consiste na perda de vegetação através da ação do homem ou da própria natureza.
Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica.1 Muitos desertos têm uma média anual de precipitação abaixo de 400 milímetros (16 in).2 Como consequência, os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regiões mais húmidas isto pode ser verdade, porém, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar humidade. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra é desértica.
As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, com frequente formação de dunas. Paisagens de solo rochoso são