Instalaões Elétricas
Alan José, Ariel Graziane da Silva, Deivid Ferraz, Paulo Panisi de Oliveira, Vitor Ricardo Tomaz Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO
Departamento de Engenharia
Laboratório de Eletricidade e Instalações Elétricas
Rua 10 esq. com 1ª Avenida nº 1069, Setor Universitário, Área III, Bloco F sala 104
Goiânia – Goiás – Brasil
Resumo - este trabalho visa o reconhecimento do valor nominal de resistores através da leitura do código de cores, além da determinação da potência máxima de trabalho de resistores. Tem como objetivo também determinar a resistência de um componente através de instrumentos de medida. O experimento que foi realizado em laboratório no dia 30 de agosto de 2013 teve como orientador o professor Reginaldo Andrade.
I. INTRODUÇÃO Os resistores são muito utilizados em circuitos elétricos e eletrônicos. Suas principais aplicações são: geração de calor, limitação da corrente elétrica e produção de queda de tensão. Seu funcionamento se estabelece na resistência à passagem de corrente elétrica, a qual gera calor por efeito Joule e uma queda de tensão em seus terminais. Alguns exemplos de resistores utilizados no cotidiano são: o filamento de uma lâmpada incandescente, o aquecedor de um chuveiro elétrico, os filamentos que são aquecidos em uma estufa, entre outros. Em circuitos elétricos teóricos, costuma-se considerar toda a resistência encontrada proveniente de resistores, ou seja, são consideradas as ligações entre eles como condutores ideais (que não apresentam resistência), e utilizam-se as representações conforme a Figura 1 ao lado:
Fig. 1 - Representação de resistores Dentre os tipos de resistores fixos, destacamos os três abaixo:
Resistor de filme de carbono (de carvão): Consiste de um cilindro de porcelana recoberto por um filme (película) de carbono. O valor da resistência é obtido mediante