Trabalhar flotação
•Scavenger ou Recuperação: este estágio é alimentado com o material rejeitado nos demais estágios. O rejeito deste estágio é o rejeito final e o concentrado deste estágio pode alimentar um estágio Cleaner ou Rougher. A prioridade neste estágio é minimizar o teor de ferro no rejeito;
•Cleaner ou Limpeza: estágio que recebe o material previamente concentrado em outros estágios. A prioridade deste estágio é adequar o teor de ganga no concentrado às especificações do produto gerado.
Um circuito simples com os estágios descritos acima se encontra na Figura 10. Apesar de estarem representadas apenas células de flotação no circuito de concentração, é possível utilizar em um mesmo circuito células, colunas, concentradores gravíticos e magnéticos.
Figura 10: Circuito de flotação com etapas rougher, cleaner e scavenger e possíveis locais de amostragem para análise química online. Adaptado de (OUTOTEC, 2008). 22
Note que o número de células é diferente em cada um dos estágios ilustrados na Figura 10. Em cada estágio, o volume total define o tempo de flotação e esse volume pode ser dividido entre mais de uma célula desde que o volume somado seja equivalente. A decisão do número de colunas em cada estágio é tomada levando-se em consideração fatores técnicos e econômicos conforme detalhado em (BALTAR, 2008).
Variações do circuito mostrado na Figura 10 podem ocorrer, com o concentrado do estágio Scavenger alimentando o estágio Rougher. Encontram-se ainda circuitos mais complexos, como o mostrado na Figura 11, em que são utilizados mais de três estágios com características intermediárias às anteriormente discutidas.
Figura 11: Circuito de flotação complexo. Adaptado de (OUTOTEC, 2008).
Sumarizando, de acordo com o que foi discutido, o objetivo final de um circuito de