macroeconomia monetario
2 - Diferencie PIB – Produto Interno Bruto de PNL – Produto Nacional Líquido. Qual desses indicadores você considera mais apropriado para uma economia que apresenta passivo externo? E qual o melhor indicador para uma análise do desenvolvimento da economia (pela ótica da renda)? Explique.
3 - Explique o funcionamento do Compulsório (ou Recolhimento Compulsório) como instrumento ortodoxo de política monetária. Como o compulsório pode ser utilizado como instrumento de combate a uma inflação elevada?
4 - Conceitue Inflação em seu sentido amplo.
5 - Diferencie uma Inflação de Demanda e de uma Inflação de Custo.
6 - Explique o que são e como são compostas as contas Balanço Comercial e Balanço de Serviços no Balanço de Pagamentos. Há relação entre esses resultados? Explique.
7 - Quais são as funções da moeda? Uma moeda pode exercer apenas uma dessas funções? Por que?
8 - Atualmente, a moeda em sua forma líquida (imediata e disponível a qualquer momento para toda transação) é composta de PMPP – papel moeda em poder do público e DP – depósitos à vista. O PMPP pode ser denominado também de moeda fiduciária, explique o que é uma moeda fiduciária e porque tal conceito encaixa-se na atual versão da moeda utilizada.
9 - Conceitue e explique o funcionamento das seguintes políticas quando se considera o objetivo de combate à inflação:
a) Compulsório:
b) Redesconto:
c) Operações mercado aberto – open market:
d) Elevação da taxa de juros (Selic):
10 - Caso o Banco Central resolva atuar no mercado de títulos para restringir o volume de meios de pagamento como forma de controlar a liquidez da economia, sua ação deverá ser no sentido de vender títulos ou comprar títulos? Explique a racionalidade da ação? O Banco Central poderia fazer uso do redesconto (sim ou não)? Por que?
11 - O que é Senhoriagem?
12 - O que é o