bioquímica
TÓPICOS DE QUÍMICA EXPERIMENTAL
INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Mas é necessário o conhecimento sobre o que são misturas.
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Podemos classificar misturas em HOMOGÊNEAS ou em HETEROGÊNEAS.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura. Pode–se citar como exemplos: LEVIGAÇÃO, CATAÇÃO, FLOTAÇÃO, IMANTAÇÃO, e etc.
OBJETIVO
Identificar quais os tipos de misturas sólidas pode ser separadas por flotação, utilizando no experimento materiais alternativos de fácil aquisição.
MATERIAIS E MÉTODOS
MATERIAIS:
Quatro béqueres;
Bastão de vidro;
Funil;
Peneira.
REAGENTES:
Água;
Isopor;
Areia;
Sal (NaCl)
Seixo;
Gravetos.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Numeramos os béqueres de 1 a 4;
Colocamos no béquer 1 uma porção de areia e uma porção de isopor e misturamos. No béquer 2 colocamos areia e sal, misturamos. No béquer 3 colocamos areia com seixo e no béquer 4, isopor e alguns gravetos verdes.
Adicionamos água em todos os béqueres e misturamos bem.
Fizemos as separações mais adequadas para cada béquer com o objetivo de