Trabalhar Brincadeiras na Educação Infantil como Aprendizagem.
CUSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
2014
TERMO DE APRESENTAÇÃO
Artigo apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC como requisito para obtenção do grau de pedagoga, tendo sido aprovado (a) pela professora orientadora: profªMs Raimunda Cid Timbó.
TRABALHAR BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO APREDIZAGEM.
RESUMO Alterilana Alves.
Este trabalho trata de um tema que já se tem muitos estudos e pesquisa, mas pensamos que ainda se faz pertinente discutir a importância do lúdico para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, haja visto que os percalços da educação infantil vem primando por uma escolarização precoce das crianças. Sendo assim, os objetivos da pesquisa são: averiguar como as atividades lúdicas podem ser excelentes recursos pedagógicos no contesto da educação infantil; orientar o educador infantil, quanto a relevância da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança; apontar alternativas de trabalho e, por final elaborar uma proposta de atividades lúdicas para os educadores de Educação Infantil. Apresentamos ainda projeto, como um recurso lúdico metodológico, descrevendo sua organização na escola e no espaço da instituição abordando a faixa etária de 4 a 5 anos. Deste modo, apresentamos assim sugestões de atividade dentro dos eixos e Escritas e Musica. Consideramos que atividade lúdica é uma medida que renova e inova o trabalho na educação infantil, e que trabalha à partir do lúdico requer entender o que a criança necessita para o desenvolver, enquanto um ser ativo, pensante e criativo.
Palavras-Chave: Brincar, Lúdico, Criança.
1. INTRODUÇÃO. Brincar hoje nas escolas está ausente de uma proposta pedagógica que incorpora o lúdico com o eixo de trabalho infantil. Na aproximação com a realidade de brincar nas escolas, levou-nos a perceber a inexistência de espaço para o desenvolvimento cultural das crianças. Este resultado, apesar de apontar na direção das ações