Comportamento Empreendedor
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE / CEDERJ
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO
DISC. CRIATIVIDADE E ATITUDE EMPREENDEDORA
TURMA NITERÓI C
ESTUDO DIRIGIDO
Comportamento Empreendedor
PROFESSORES
Marcelo Barcia e Flávia Antunes
ALUNOS:
Camila Barnabé dos Santos Pereira
Rafael Rosenberg Santos
Renata Pedro
RIO DE JANEIRO, RJ – OUTUBRO DE 2012
Curso Sequencial de Complementação de Estudos em Empreendedorismo e Inovação
O COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
Com a ocorrência de rápidas mudanças em vários setores, econômicos, políticos e até mesmo culturais, o trabalho dos profissionais está sendo redefinido. Nesse contexto, as empresas têm buscado formas concretas e objetivas de se adaptar a essas transformações, de forma que cada vez mais as características empreendedoras e comportamento empreendedor são necessários aos gestores e colaboradores dentro de uma organização.
Atingir metas, ampliar a produção, criar novos produtos, conseguir vender mais e mais itens dentre todas as outras ações no mundo corporativo, é o principal objetivo de qualquer empreendedor, principalmente para o empreendedor corporativo, sendo este um segmento mais conservador de empreender, pois se encontra dentro de uma empresa já estabilizada onde não é necessário correr os riscos de tentar criar sua própria empresa. A essência do empreendedorismo está na mudança, uma das poucas certezas da vida. O empreendedor pode ser visto como um visionário que tem a capacidade de identificar oportunidades e fazer de suas ideias um produto de sucesso.
A sensação de realização pessoal do empreendedor é o que o move. Uma pessoa trabalha mais, obtém melhores resultados, se seus fins dão certo. O empreendedorismo esta ligado diretamente à natureza comportamental da pessoa. As atividades do empreendedor estão relacionadas à geração de riquezas, através da transformação do