Comportamento empreendedor
LIDINALDO J. O. SANTOS
SOFIA BRETAS GUERRA
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS – FEAD/MG
Belo Horizonte
2012
LEONARDO DIAS DE OLIVEIRA
LIDINALDO J. O. SANTOS
SOFIA BRETAS GUERRA
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Comportamento Empreendedor como requisito básico para avaliação A3 no Curso de Zootecnia da FEAD/MG.
Orientador: Prof. Ms. Alex Fernandes Magalhães
FACULDADE DE ESTUDOS ADMINISTRATIVOS DE MINAS GERAIS – FEAD/MG
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 – DESENVOLVIMENTO 6
3 – CONCLUSÃO 8
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais. A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor,