Trabalhando com ph
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE QUÍMICA
ENGENHARIA FLORESTAL
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
TRABALHANDO COM O PH
Roxane Lopes Ferreira Magalhaes
GOIÂNIA,
05 DE ABRIL DE 2013
IntroduçãoConceituando o pHO pH em si significa potencial hidrogeniônico, é um incide que indica a acidez, basicidade ou neutralidade de uma substância. Calcula-se o pH segundo a concentração de íons de hidrogênio (H+) deste composto {pH = -log [H+]}. Dessa forma, quanto menor o pH, mais ácida a substância, quanto maior o pH, mais básica a substância. Geralmente define-se pH de 0-6 ácido, 7 neutro e de 8-14 básico. Ou seja, menor de 7 ácido, maior que 7 básico.
Para identificar o pH do que iremos analisar, utilizamos substâncias indicadoras. Estas, mudam de cor conforme a variação na quantidade de H+ ou de OH- presentes. Isso porque possuem maior concentração de íons de hidrogênio H+ as substâncias ácidas e as básicas íons de OH-, indicando exatamente o teor de pH. Existem diversas substâncias indicadoras, como indicadores ácido-base. Exemplos: fenolftaleína, que se torna rosa em meio básico e incolor em meio ácido; alaranjado de metila, tornando-se amarelo em meio básico e vermelho em meio ácido. “Talvez o mais difundido, seja o indicador universal que é uma mistura de vários indicadores. É constituído de uma tabela de cores que vão do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico), passando por todas as cores e valores de pH, e fitas de um papel de constituição especial, que quando emergido em uma substância de pH desconhecido altera sua cor original para a cor que indica o pH, tendo um valor mais exato quando comparado à tabela (SILVA, 2012)”. Este foi o indicador que utilizamos durante a aula prática.
“O papel tornassol é um tipo especial de papel desenvolvido semelhante ao que acompanha o indicador universal, mas não possui tabela de comparação, pois seus resultados possíveis são apenas dois, sendo róseo para substancia ácida e vermelho